O Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está liberando R$ 16,6 milhões para o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul aplicar em sanidade animal.
De acordo com o setor de sanidade animal do Mapa, o crédito orçamentário já está disponível, mas ainda espera que o governo estadual cumpra todas as formalidades legais para que o recurso seja disponibilizado. A verba deve ficar a gestão da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e deve ser aplicada exclusivamente nos seguimentos de saúde animal até 31 de dezembro de 2011, já que se trata de um recurso anual.
O deputado federal Vander Loubet (PT-MS) explica que o projeto está em tramitação desde o começo do ano e que, com a liberação, o dinheiro tem o objetivo de reforçar o sistema de controle da febre aftosa em Mato Grosso do Sul. “É importante que esse recurso seja destinado para adquirir equipamentos para a Iagro atuar em todo o estado, mas principalmente na região de fronteira onde devemos continuar combatendo a aftosa”, destaca Vander.
Transparência
Para o presidente licenciado da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Francisco Maia, os recursos arrecadados pela Iagro junto aos produtores rurais do estado deveriam deixar de ir para o caixa único do governo para serem aplicados diretamente na sanidade animal. “Deixo como sugestão para o governo estadual a aplicação direta dos recursos da Iagro na sanidade animal, pois dessa forma tenho certeza que haverá uma maior eficiência nesse setor, que é tão importante para a nossa economia”, disse.
Segundo o representante dos produtores, atualmente os fazendeiros deixam muito do que produzem nas mãos do governo, mas não enxergam os resultados com transparência. “Seja no Fundersul, que nós bancamos, ou nos recursos que repassamos para a Iagro, os produtores rurais precisam ser tratados com mais respeito e ter mais transparência no uso desse dinheiro”, cobra Maia.
(fonte: Midiamax News)