fbpx

Gleba Ouro Verde em Ivinhema recebe implementos agrícolas viabilizados por Vander

A Gleba Ouro Verde, em Ivinhema, acaba de receber mais implementos agrícolas para apoiar a produção da agricultura familiar local. O benefício foi viabilizado graças a uma emenda parlamentar de bancada, de 2019, assinada pelo deputado federal Vander Loubet e pelos ex-deputados federais Tereza Cristina (atual senadora) e Zeca do PT (atual deputado estadual).

O recurso foi destinado à Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), que realizou a aquisição e distribuição dos implementos em todo o estado, sob orientação dos parlamentares. Neste ano, a instituição encaminhou para a Gleba uma carreta e um encanteirador.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores e Produtores da Gleba Ouro Verde, Zé Lúcio, no ano passado, a comunidade já havia recebido um trator, que está em pleno funcionamento.

“Queremos agradecer ao deputado Vander Loubet por ter feito esse empenho de destinar os implementos para o nosso assentamento. Vai ser uma ‘mão na roda’, muito útil para nós. Pode ter certeza que vão ser muito bem utilizados”, afirmou Zé Lúcio.

Para o deputado Vander, a destinação dos equipamentos para diversos assentamentos e pequenas comunidades rurais do estado é fundamental para fomentar a agricultura familiar, que é responsável por 70% dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros.

“Em nosso mandato, temos ciência de que esse setor é fundamental para a geração de emprego e renda no campo, além de garantir nossa soberania alimentar. Por isso, queremos dar todo o suporte necessário para que os assentados da reforma agrária e pequenos produtores possam, cada vez mais, aumentar a produção e comercialização dos seus produtos”, pontuou o parlamentar.

79 municípios beneficiados

A emenda de bancada viabilizada por Vander, Zeca e Terena Cristina atenderam com máquinas e equipamentos assentamentos rurais, associações de pequenos produtores, comunidades quilombolas e aldeias indígenas dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Os recursos dos parlamentares representaram R$ 28 milhões. Com o aporte do Governo do Estado, esse montante saltou para R$ 37,9 milhões, o que permitiu uma grande aquisição de tratores, carretas, calcareadeiras, plantadeiras de mandioca, ensiladeiras, grades aradoras, grades niveladoras, encanteiradores, motocultivadores (microtratores, os “tobatinhas”), distribuidores de sementes e insumos, entre outros.

Texto: Alex Nantes
Edição: Éder F. Yanaguita

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA