Na noite de ontem (quinta-feira, 30/06), a Câmara Municipal de Maracaju foi palco da audiência pública “Maracaju nos trilhos do desenvolvimento – Ferroeste/Ferrovia Norte-Sul”. Empresários, estudantes, parlamentares e autoridades lotaram o plenário para discutir o traçado das ferrovias que devem passar por Mato Grosso do Sul.
A audiência foi requerida pelo vereador Kleber Barbosa (PDT) e contou com o apoio da Prefeitura e dos mandatos do deputado estadual estadual Felipe Orro (PDT), deputado federal Vander Loubet (PT-MS) e senador Delcídio do Amaral (PT-MS). O deputado estadual Larte Tetila (PT) também participou do evento.
Na fala de abertura, o vereador Kleber destacou ser o momento de unir forças para a concretização desse projeto. “É importante a participação de todos os segmentos da nossa sociedade e de prefeitos de municípios vizinhos para discutir esse importante assunto para o desenvolvimento da região” disse o vereador, destacando a presença dos prefeitos de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro (PSDB); Guia Lopes da Laguna, Jácomo Dagostin (PMDB); e Nova Alvorada do Sul, Arlei Barbosa (PT).
Já o prefeito Celso Vargas (PTB) afirmou que a ferrovia é primordial e de grande importância para o município. “Além de escoar a safra com transporte mais barato, vários produtos de diversas regiões do Brasil vão chegar aqui com valores menores. A população de Maracaju é quem será a grande beneficiada”, afirmou Celso. O deputado Felipe Orro concordou com o prefeito, destacando que quando se fala em ferrovia há a diminui do valor de frete, o que contribui com a competitividade.
Impacto
De acordo com deputado federal Vander Loubet, Maracaju já está contemplada com a instalação da ferrovia. O que se discute agora é a chegada do traçado ferroviário até outros municípios, como Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Bela Vista e Porto Murtinho. O parlamentar citou ainda que o País tem hoje uma malha ferroviária de 30 mil quilômetros, mas que o transporte ferroviário ainda representa apenas 12% do movimento de cargas.
“A chegada da ferrovia terá grande impacto em todas as cidades beneficiadas com o traçado. Apesar de ser um empreendimento privado, tem grande importância estratégica, política e social para o Brasil. Mato Grosso do Sul vai ajudar o Brasil a ser o maior produtor de alimentos do mundo e, em função disso, transportar alimentos de forma mais barata”, completou Vander.
Ferroeste e Norte-Sul
São duas as ferrovias com projetos para Mato Grosso do Sul. A Ferroeste pretende instalar trilhos ligando Maracaju/Dourados/Mundo Novo (MS) a Guaíra/Cascavel (PR). A obra está incluída na planilha de prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já a Ferrovia Norte-Sul estuda a implementação de um trecho ligando Panorama (SP) a Maracaju/Porto Murtinho (MS).
Ambos os projetos estão sob a responsabilidade da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, empresa pública controlada pelo governo federal e ligada ao Ministério dos Transportes com a atribuição de fazer o planejamento econômico e administrativo de engenharia ferroviária, decidir sobre a viabilidade dos projetos e ainda pode receber da União outros encargos para o incremento da malha ferroviária.
No dia 26 de maio, durante audiência pública em Dourados, o superintendente de projetos da Valec, Bruno Roque de Oliveira, disse que as obras de implantação do traçado ferroviário ligando Dourados (MS) à Cascavel (PR) devem ser iniciadas até o segundo semestre de 2012. Os demais trechos ainda estão em estudo.
(Éder Yanaguita/Assessoria de Comunicação)