fbpx

Ferrovia que vai passar por Maracaju deve causar grande impacto na região

Audiência na Câmara de Maracaju contou com grande público
Audiência na Câmara de Maracaju contou com grande público

Na noite de ontem (quinta-feira, 30/06), a Câmara Municipal de Maracaju foi palco da audiência pública “Maracaju nos trilhos do desenvolvimento – Ferroeste/Ferrovia Norte-Sul”. Empresários, estudantes, parlamentares e autoridades lotaram o plenário para discutir o traçado das ferrovias que devem passar por Mato Grosso do Sul.

A audiência foi requerida pelo vereador Kleber Barbosa (PDT) e contou com o apoio da Prefeitura e dos mandatos do deputado estadual estadual Felipe Orro (PDT), deputado federal Vander Loubet (PT-MS) e senador Delcídio do Amaral (PT-MS). O deputado estadual Larte Tetila (PT) também participou do evento.

Na fala de abertura, o vereador Kleber destacou ser o momento de unir forças para a concretização desse projeto. “É importante a participação de todos os segmentos da nossa sociedade e de prefeitos de municípios vizinhos para discutir esse importante assunto para o desenvolvimento da região” disse o vereador, destacando a presença dos prefeitos de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro (PSDB); Guia Lopes da Laguna, Jácomo Dagostin (PMDB); e Nova Alvorada do Sul, Arlei Barbosa (PT).

Já o prefeito Celso Vargas (PTB) afirmou que a ferrovia é primordial e de grande importância para o município. “Além de escoar a safra com transporte mais barato, vários produtos de diversas regiões do Brasil vão chegar aqui com valores menores. A população de Maracaju é quem será a grande beneficiada”, afirmou Celso. O deputado Felipe Orro concordou com o prefeito, destacando que quando se fala em ferrovia há a diminui do valor de frete, o que contribui com a competitividade.

Impacto

De acordo com deputado federal Vander Loubet, Maracaju já está contemplada com a instalação da ferrovia. O que se discute agora é a chegada do traçado ferroviário até outros municípios, como Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Bela Vista e Porto Murtinho. O parlamentar citou ainda que o País tem hoje uma malha ferroviária de 30 mil quilômetros, mas que o transporte ferroviário ainda representa apenas 12% do movimento de cargas.

“A chegada da ferrovia terá grande impacto em todas as cidades beneficiadas com o traçado. Apesar de ser um empreendimento privado, tem grande importância estratégica, política e social para o Brasil. Mato Grosso do Sul vai ajudar o Brasil a ser o maior produtor de alimentos do mundo e, em função disso, transportar alimentos de forma mais barata”, completou Vander.

Ferroeste e Norte-Sul

São duas as ferrovias com projetos para Mato Grosso do Sul. A Ferroeste pretende instalar trilhos ligando Maracaju/Dourados/Mundo Novo (MS) a Guaíra/Cascavel (PR). A obra está incluída na planilha de prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já a Ferrovia Norte-Sul estuda a implementação de um trecho ligando Panorama (SP) a Maracaju/Porto Murtinho (MS).

Projetos de ferrovias da Valec em estudo e em andamento
Projetos de ferrovias da Valec em estudo e em andamento

Ambos os projetos estão sob a responsabilidade da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, empresa pública controlada pelo governo federal e ligada ao Ministério dos Transportes com a atribuição de fazer o planejamento econômico e administrativo de engenharia ferroviária, decidir sobre a viabilidade dos projetos e ainda pode receber da União outros encargos para o incremento da malha ferroviária.

No dia 26 de maio, durante audiência pública em Dourados, o superintendente de projetos da Valec, Bruno Roque de Oliveira, disse que as obras de implantação do traçado ferroviário ligando Dourados (MS) à Cascavel (PR) devem ser iniciadas até o segundo semestre de 2012. Os demais trechos ainda estão em estudo.

(Éder Yanaguita/Assessoria de Comunicação)

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA