fbpx

Ferrovia Dourados-Cascavel: Dourados recebe presidente da Valec

José Francisco das Neves, presidente da Valec
José Francisco das Neves, presidente da Valec

Embora seja compromisso do governo federal e faça parte dos interesses dos investidores, garantir o traçado da Ferroeste entre Dourados (MS) e Cascavel (PR) é ainda uma questão que, para os douradenses, precisa ser consolidada em definitivo. No próximo dia 26, a partir das 19h, a Câmara Municipal de Dourados será palco de uma audiência pública convocada pelos mandatos do deputado federal Vander Loubet, deputado estadual Laerte Tetila e vereador Dirceu Longhi, todos do PT. Segundo Vander, na audiência, a expectativa é que o presidente da Valec Engenharia, Ferrovias e Construções SA, José Francisco das Neves, confirme o traçado da obra e anuncie a previsão do cronograma de execução.

“Esta é uma luta que não diz respeito apenas a Dourados. Interessa a todo o Mato Grosso do Sul e ao Brasil, porque defendemos o melhor traçado e a melhor estrutura de operacionalização e logística. Por isso é necessário que todas as forças políticas do Estado se juntem e reforcem a prioridade desse investimento, de suma importância para o desenvolvimento nacional”, afirmou Vander.

Vander, Tetila e Longhi: em prol da Ferroeste Dourados-Cascavel
Vander, Tetila e Longhi: em prol da Ferroeste Dourados-Cascavel

A Valec é uma empresa pública controlada pelo governo federal. Tem a atribuição de fazer o planejamento econômico e administrativo de engenharia ferroviária, decidir sobre a viabilidade dos projetos e ainda pode receber da União outros encargos para o incremento da malha ferroviária. O trecho em questão vai integrar mais um estado ao núcleo de fomento à produção ao longo da Ferrovia da Integração Oeste (Ferroeste).

De Dourados a Cascavel, o percurso é de 350 km e a ferrovia está incluída na planilha de prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No dia 16 de fevereiro deste ano, em Brasília, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, recebeu em seu gabinete o governador André Puccinelli e pediu estudos técnicos para viabilizar a construção do ramal ferroviário interligando a Ferrovia do Pantanal, na região de Maracaju e Dourados, a Cascavel, no Paraná, passando por Mundo Novo e Guaíra.

(Edson Moraes/Assessoria de Comunicação)

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA