Vander Loubet – Deputado Federal (PT/MS)
O sentimento de indignação que a ação judicial impetrada pelo PMDB de Mato Grosso do Sul contra a enquete realizada pelo site de notícias Midiamax News é inevitável. Especialmente pelo fato de que o jornal online sempre se pautou por praticar um jornalismo plural e comprometido com a diversidade das idéias, condição absolutamente necessária para a sociedade contemporânea.
Gostaria de me concentrar não exatamente nas teses jurídicas, muitas vezes abertas à interpretações e ponderações mais complexas que esta breve reflexão não pretende abordar, mas sim no fato de que a ação impetrada pelo PMDB-MS atenta contra o futuro da democracia e das liberdades de expressão e de opinião. Isso é mais grave ao constatarmos que a ação foi direcionada a uma enquete, instrumento cada vez mais utilizado por empresas e veículos de imprensa como forma de se aproximar dos leitores, ouvintes ou telespectadores.
Nesse sentido, essa é mais uma manifestação do atual estágio da falta de diálogo e de debates que se tenta impor à sociedade sul-mato-grossense. É visível a preponderância da tentativa inglória de implantar um pensamento único, se é que dá para dizer que isso se constitui em uma forma de “pensar”.
Num ano de eleições, onde a maior parte da sociedade debate sobre o uso dessas novas ferramentas de interlocução com os eleitores, a ação do PMDB-MS constitui-se numa volta ao tempo das cavernas em termos de liberdade de expressão e de manifestação das idéias. Trata-se de um retrocesso na busca da interface com a sociedade como forma de poder dela extrair sugestões, idéias e críticas, de forma a cada vez mais aperfeiçoarmos a formas de representação.
Em última instância, as ferramentas que permitem aproximar o poder público, a política e a imprensa à sociedade são as efetivas garantias de uma representação mais antenada, de fato, com os anseios dessa sociedade. Assim, a ação do PMDB-MS contra o Midiamax News não pode ser vista somente como um ação jurídica eleitoral, mas também como uma volta ao tempo e um atentado contra nossa sociedade e as futuras gerações.
(publicado no Midiamax News: www.midiamax.com/pontodevista/?pon_id=766)