Representantes do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) estiveram ontem (7) em Brasília para cobrar dos deputados do PT o apoio ao pedido da categoria para adoção da remuneração por subsídio para a carreira de fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O grupo foi recebido na Câmara Federal pelos deputados Cândido Vaccarezza (PT-SP) – líder do governo na Casa – e Vander Loubet (PT-MS).
De acordo com o presidente da Anffa Sindical, Wilson Roberto de Sá, o Mapa já remeteu dois avisos ministeriais ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) solicitando a adoção da remuneração por subsídio para a carreira de fiscal federal agropecuário. Segundo Sá, é possível conceder esse direito à categoria sem gerar impacto financeiro aos cofres públicos. Os fiscais defendem que a medida corrige distorções da carreira e contribuirá para melhorar o desempenho dos profissionais, além de tornar a carreira ainda mais atrativa a profissionais qualificados em futuros processos seletivos.
Em agosto do ano passado, o deputado sul-mato-grossense já havia se reunido com fiscais agropecuários na sede da Superintendência Federal de Agricultura de Mato Grosso do Sul (SFA/MS), órgão subordinado ao Mapa. Na ocasião, Vander ouviu do chefe da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário, Celso de Sousa Martins, e de outras lideranças da SFA um pedido de atenção para a reivindicação do subsídio como forma de remuneração.
“É uma categoria importante e que cumpre um papel fundamental no setor produtivo do País, especialmente no meu estado, Mato Grosso do Sul, que possui uma economia fortemente baseada na agropecuária. Tenho certeza que eu e os demais colegas da bancada petista vamos trabalhar para buscar essa valorização dos fiscais do Ministério Agricultura”, afirmou Vander.
(Éder Yanaguita – Assessoria/Deputado Vander)