Na última sexta-feira (23), o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) participou, em Campo Grande (MS), do 3º Congresso da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (Faems), cujo tema foi Competitividade & Tecnologia. Aos principais executivos e colaboradores das associações comerciais e lideranças empresariais de todas as regiões do estado, o parlamentar ministrou uma palestra onde abordou questões do cenário nacional da política que influenciam esse setor da economia.
Vander citou os recentes esforços do governo federal para reduzir a carga tributária incidente sobre as empresas, especialmente as micro e pequenas, como a lei que alterou o Supersimples (para que mais empresas pudessem se enquadrar no regime simplificado de tributos) e o programa Microempreendedor Individual. Também está nesse “pacote” a redução da tarifa de energia anunciada para 2013.
O deputado também destacou o Programa de Investimentos em Logística: Rodovias e Ferrovias, lançado pela presidenta Dilma Rousseff em agosto deste ano, que prevê investimentos de R$ 133 bilhões para a modernização e ampliação da malha rodoviária e ferroviária do País. Segundo Vander, recuperar e melhorar a logística nacional é um fator essencial para melhorar a competitividade de todos os setores econômicos.
Mais renda
Outro ponto abordado por Vander foi a melhoria da renda da população nos últimos 10 anos. O parlamentar avaliou que a política iniciada com o e-presidente Lula e mantida por Dilma – que incluiu o fortalecimento do poder de consumo das famílias – foi fundamental para o crescimento da economia e para minimizar os efeitos da crise internacional em território brasileiro.
“Melhorou a vida das pessoas, especialmente dos menos favorecidos. Retiramos 28 milhões de pessoas da pobreza absoluta e incluímos 36 milhões na classe média. Geramos emprego e renda: de 2003 até este ano foram 18 milhões de empregos com carteira assinada. Fortalecemos o mercado interno. Investimos forte nas cidades com o PAC e o PAC 2. E combatemos os juros abusivos. Essas e outras medidas sem dúvida auxiliaram o crescimento da economia, o que foi muito bom para os setores da indústria, comércio e serviços”, avaliou.
Articulação
Durante sua fala aos empresários, o deputado Vander também abordou questões que tramitam no Congresso Nacional e no Executivo, como a reforma tributária e as propostas de alíquotas unificadas de ICMS. De acordo com o parlamentar, são temas que passam por intensos debates por envolverem muitos interesses e que por isso nem sempre caminham com a velocidade desejada.
“Nesse tipo de debate todos os lados precisam ceder para se chegar a um consenso. O problema é que quando se fala em perda, ninguém quer perder. É o que acontece nos casos da reforma tributária e do ICMS. Cada governador defende os interesses do Estado que governa e por isso acabam ocorrendo quedas de braço. Como deputado sei que a sociedade cobra o encaminhamento desses assuntos, mas é necessário entender que não é um processo fácil”, explicou.
Vander também frisou que o setor de comércio e serviços atualmente é o mais importante da economia de Mato Grosso do Sul por ser o principal gerador de emprego e renda e de arrecadação de tributos e que por isso a classe empresarial deve, cada vez mais, se fortalecer e se articular para defender o setor junto aos governos.
“A Fiems, que representa a indústria, é uma grande instituição porque soube se articular politicamente. E acredito que a Faems precisa fazer o mesmo, até porque representa o setor mais importante da economia no momento. Não estou falando de política partidária, estou falando de política de relação, de construir uma rede que possa batalhar por benefícios para o comércio e serviços. Esse é o caminho para que o setor, cada vez mais, se faça ouvir nas câmaras municipais, na Assembléia Legislativa e no Congresso Nacional”, defendeu Vander.
(Éder Yanaguita – Assessoria/Deputado Vander)