Dilma Rousseff (PT) é a primeira mulher presidente do Brasil. Às 23h31 (horário de Brasília), o Tribunal Superior Eleitoral registrava 99,98% dos votos apurados. A candidata petista alcançou 56,05% dos votos válidos. O tucano José Serra chegou a 43,95%.
O deputado federal Vander Loubet (PT-MS) comemorou o resultado e disse que a vitória foi reflexo da boa política feita pelo PT à frente do Executivo federal. “Finalmente podemos soltar o grito que estava engasgado na garganta: Dilma é a nossa nova presidente! Estou muito feliz, principalmente por ver nas urnas a confirmação de que a população brasileira quer a continuidade da política econômica e social implantada no Brasil por Lula e pelo PT. É um momento histórico para nossa nação!” destacou Vander, bastante emocionado.
Depois de votar em Campo Grande pela manhã, o deputado voou para Brasília. Durante a tarde ele participou de reunião na casa do deputado federal Cândido Vaccarezza, líder do Governo, para tratar da articulação para a nova Mesa Diretora da Câmara. O Partido dos Trabalhadores terá a partir do ano que vem 88 deputados federais, sendo a maior bancada da Câmara. Na sequência, seguiu para um hotel na Capital Federal onde o comando da campanha e partidários acompanharam a apuração dos votos.
CANDIDATURA
Ex-ministra de Minas e Energia e da Casa Civil, Dilma foi alçada já em 2008 à condição de candidata pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que começou então a dar as primeiras indicações de que gostaria de ver uma mulher ocupando o posto mais importante da República.
Em 31 de março deste ano, Dilma deixou a Casa Civil para entrar na pré-campanha. Cresceu nas pesquisas e chegou a ter mais de 50% dos votos válidos em todas elas, mas começou a oscilar negativamente dias antes do primeiro turno.
Logo no primeiro debate do segundo turno, reagiu aos ataques que vinha sofrendo e contra-atacou Serra. A partir daquele momento, a diferença entre os dois candidatos nas pesquisas parou de cair.
Dilma se torna neste domingo o 40º presidente da República Federativa do Brasil.
(Éder Yanaguita – Assessoria de Comunicação)