Com o intuito de impulsionar a produção de pescado nos parques aquícolas, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcello Crivella, esteve em Campo Grande na quinta-feira (8) para lançar editais de licitação para a cessão onerosa e não onerosa de áreas aquícolas nos reservatórios da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, em Mato Grosso do Sul. Crivella fez a visita à Capital sul-mato-grossense a convite do senador Waldemir Moka (PMDB-MS) e do deputado federal Vander Loubet (PT-MS).
As áreas ofertadas abrangem os municípios de Paranaíba, Aparecida do Taboado e Selvíria e serão destinadas aos pequenos, médios e grandes produtores interessados em produzir tilápia, pintado, cachara, pacu, piracanjuba e tambacu.
Ao todo serão cinco parques aquícolas com 52 áreas não onerosas e 11 onerosas. Juntas, somam mais de 91 hectares de lâmina d’água com capacidade para produzir mais de 17 mil toneladas/ano de pescado e gerar de forma direta cerca de 274 empregos. “Só esses dois editais podem dobrar a produção de MS e vamos fazer a distribuição de renda, gerando riqueza com empresários e também com a população mais carente”, afirmou Crivella, destacando que as áreas não onerosas serão prioritariamente destinadas às famílias cadastradas em programas sociais do governo federal e/ou agricultores familiares.
Ainda durante seu discurso, o ministro destacou o potencial para a piscicultura e as belezas naturais de Mato Grosso do Sul. Crivella também rememorou sua primeira visita ao estado, a convite do deputado Vander, em 5 de abril de 2012, quando esteve em Campo Grande e Dois Irmãos do Buriti para entregar quase R$ 5,5 milhões em emendas do parlamentar petista. O resultado dessas emendas foram 13 escavadeiras hidráulicas e obras e equipamentos para um frigorífico de pescado.
Em sua fala, o senador Moka lembrou de emendas em parceria com o deputado Vander para investimento em piscicultura no estado, como a que destina kits de patrulha mecanizada, avaliados em R$ 900 mil cada conjunto (com uma escavadeira hidráulica e um trator de esteira) para 14 municípios: Aral Moreira, Bataguassu, Bela Vista, Bodoquena, Caracol, Costa Rica, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Nioaque, Nova Andradina, Pedro Gomes e São Gabriel do Oeste. Esse maquinário será utilizado na construção e adequação de viveiros e tanques para a produção de pescado.
Para a pequena produtora de peixes em Coxim, Sandra Pereira dos Santos Bandeiras, os editais vieram em boa hora. “Tenho uma chácara na Baía do Deda e vim representando mais de 35 famílias que têm vontade de investir na piscicultura, já que o lugar é inexplorado, a 27 km da cidade”, contou.
(Éder Yanaguita – Assessoria/Deputado Vander, com informações do MPA e Midiamax News)