fbpx

Crivella lança editais em MS para oferta de áreas aquícolas em Ilha Solteira

Ministro Crivella lançando editais de cessão de áreas em MS
Ministro Crivella lançando editais de cessão de áreas em MS

Com o intuito de impulsionar a produção de pescado nos parques aquícolas, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcello Crivella, esteve em Campo Grande na quinta-feira (8) para lançar editais de licitação para a cessão onerosa e não onerosa de áreas aquícolas nos reservatórios da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, em Mato Grosso do Sul. Crivella fez a visita à Capital sul-mato-grossense a convite do senador Waldemir Moka (PMDB-MS) e do deputado federal Vander Loubet (PT-MS).

As áreas ofertadas abrangem os municípios de Paranaíba, Aparecida do Taboado e Selvíria e serão destinadas aos pequenos, médios e grandes produtores interessados em produzir tilápia, pintado, cachara, pacu, piracanjuba e tambacu.

Ao todo serão cinco parques aquícolas com 52 áreas não onerosas e 11 onerosas. Juntas, somam mais de 91 hectares de lâmina d’água com capacidade para produzir mais de 17 mil toneladas/ano de pescado e gerar de forma direta cerca de 274 empregos. “Só esses dois editais podem dobrar a produção de MS e vamos fazer a distribuição de renda, gerando riqueza com empresários e também com a população mais carente”, afirmou Crivella, destacando que as áreas não onerosas serão prioritariamente destinadas às famílias cadastradas em programas sociais do governo federal e/ou agricultores familiares.

Vander, Crivella e o superintendente do MPA em MS, Luiz David Figueiró
Vander, Crivella e o superintendente do MPA em MS, Luiz David Figueiró

Ainda durante seu discurso, o ministro destacou o potencial para a piscicultura e as belezas naturais de Mato Grosso do Sul. Crivella também rememorou sua primeira visita ao estado, a convite do deputado Vander, em 5 de abril de 2012, quando esteve em Campo Grande e Dois Irmãos do Buriti para entregar quase R$ 5,5 milhões em emendas do parlamentar petista. O resultado dessas emendas foram 13 escavadeiras hidráulicas e obras e equipamentos para um frigorífico de pescado.

Em sua fala, o senador Moka lembrou de emendas em parceria com o deputado Vander para investimento em piscicultura no estado, como a que destina kits de patrulha mecanizada, avaliados em R$ 900 mil cada conjunto (com uma escavadeira hidráulica e um trator de esteira) para 14 municípios: Aral Moreira, Bataguassu, Bela Vista, Bodoquena, Caracol, Costa Rica, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Nioaque, Nova Andradina, Pedro Gomes e São Gabriel do Oeste. Esse maquinário será utilizado na construção e adequação de viveiros e tanques para a produção de pescado.
Para a pequena produtora de peixes em Coxim, Sandra Pereira dos Santos Bandeiras, os editais vieram em boa hora. “Tenho uma chácara na Baía do Deda e vim representando mais de 35 famílias que têm vontade de investir na piscicultura, já que o lugar é inexplorado, a 27 km da cidade”, contou.

(Éder Yanaguita – Assessoria/Deputado Vander, com informações do MPA e Midiamax News)

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA