O apoio da bancada federal à administração do prefeito Ruiter Cunha e a participação ativa do deputado federal Vander Loubet (PT-MS) na busca de benefícios para a região foram destacados por lideranças políticas e comunitárias de Corumbá durante a inauguração do mini-anel rodoviário na última segunda-feira (28). O ato foi prestigiado pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.
“Estou feliz por ver realizado mais um sonho dos corumbaenses, fruto da luta deste povo e da sensibilidade do presidente Lula, com o envolvimento decisivo dos nossos parceiros congressistas”, acentuou Ruiter. Ele agradeceu e realçou os resultados das parcerias que sua administração construiu, uma delas com Vander Loubet, que vem viabilizando o aporte de recursos federais para obras prioritárias no município nas áreas de saneamento básico, habitação popular, saúde, malha viária e turismo, entre outras.
O radialista Joel de Souza conta que as primeiras 5.000 ligações da rede de esgoto de Corumbá foram viabilizadas pelo deputado Vander, assim como o Posto de Saúde da Família do Bairro Vitória Régia. “Eu me lembro bem: foi durante meu programa de rádio que o então secretário de Saúde, Huguinho Costa, confirmou a emenda e a ação do Vander para garantir a liberação das verbas que pagaram a construção do PSF do Vitória Régia”, relatou o radialista.
Ele estranhou que mesmo com 99% de recursos federais em sua construção, a execução da obra tenha sido “apropriada indevidamente” pelo governo do Estado. “Tudo que temos de infraestrutura e de obras de vulto na cidade devemos ao prefeito Ruiter, ao presidente Lula e à bancada federal, principalmente ao senador Delcídio e ao deputado Vander. Toda Corumbá sabe disso e não adianta ninguém vir aqui fazer cortesia com chapéu alheio”, salientou.
Para Edmir Abelha Moraes, coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial, o presidente Lula é o verdadeiro governador de Corumbá e Vander um dos mais eficientes e leais aliados da administração de Ruiter. “Depois da administração do Zeca, as grandes conquistas que os corumbaenses consolidaram nos últimos anos foram custeadas por recursos próprios da Prefeitura ou dos cofres federais, com o engajamento sempre determinado do Ruiter, do Vander, do Delcídio e do deputado estadual Paulo Duarte”, observou Abelha. “O deputado Vander, além das obras de esgoto, de habitação e pavimentação, também é autor de emendas para o Centro de Convenções, já em funcionamento, e do futuro Parque Zumbi dos Palmares, que confirmará Corumbá como referência no Centro-Oeste para políticas públicas de promoção da igualdade e da afirmação de direitos fundamentais da pessoa humana”, assinalou.
Mini-anel
Construído com recursos federais, o mini-anel rodoviário de Corumbá tem quase 12 km de extensão e liga a BR-262 ao Porto Seco da Agesa (Armazéns Gerais Alfandegados), na fronteira com a Bolívia. Além de potencializar o sistema operacional de exportação no corredor oeste do Mercosul, em plena rota bioceânica, moderniza, valoriza e humaniza o cenário urbano em toda extensão do trecho que sai da BR-262, margeando os morros na parte alta da cidade até a entrada da fronteira seca com a localidade boliviana de Puerto Quijarro.
(Edson Moraes – Assessoria Deputado Vander; foto: Marcos Boaventura)