fbpx

Comissão aprova divulgação de informações sobre aumento de tarifas públicas

Vander quer mais transparência no reajuste de tarifas de serviços públicos
Vander quer mais transparência no reajuste de tarifas de serviços públicos

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei (PL 5929/13) que obriga as concessionárias de serviços públicos, como água, luz e telefone, a divulgarem na internet e em outros meios as informações que justificarem o aumento nas tarifas.

A proposta, de autoria do deputado federal Vander Loubet (PT-MS), altera a Lei das Concessões de Serviços Públicos (8.987/95) e a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97).

O relator do projeto na comissão, deputado federal Ademir Camilo (Pros-MG), acredita que haja “um sentimento geral de que a tarifa, muitas vezes exorbitante, não é proporcional à qualidade do serviço oferecido, especialmente quando se trata do serviço destinado à população mais carente”, disse.

Vander lembra que a Câmara já aprovou, em 2013, um projeto (PL 3546/12) que determina ao Poder Público a divulgação dos dados sobre reajustes e revisões das tarifas dos serviços de transporte público coletivos. “Só que os demais serviços públicos explorados em regime de concessão ou permissão não foram alcançados pela medida. Isso me motivou a apresentar uma proposta ampliando o alcance da exigência”, afirmou.

Prazo para divulgação – O gerente técnico do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Carlos Thadeu de Oliveira, é favorável à proposta porque vai fazer com que o consumidor não se sinta lesado ao ser surpreendido por um aumento de tarifa.

Ele destacou que as agências reguladoras já fazem consultas e audiências públicas para explicar os aumentos. “Não é tanto pela falta de divulgação, muitas vezes a divulgação é em cima da hora, com pouco prazo e o debate é muito técnico.”

Para Carlos Thadeu, a proposta deveria também exigir um prazo para essa divulgação e textos de fácil compreensão por parte dos usuários.

Tramitação – O projeto foi aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) antes de tramitar na CTASP e ainda vai ser analisado pela Comissão de Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) antes de ser votado pelo Plenário.

(Fonte: Agência Câmara Notícias)

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA