Na manhã desta segunda-feira (6), foi realizado o lançamento do Observatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na Cidade Universitária, em Campo Grande. A proposta é incentivar a articulação entre o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação, além de divulgar, acompanhar e apoiar os projetos vinculados aos objetivos da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) nas universidades, nas instituições, em Mato Grosso do Sul e nos seus 79 municípios.
Na ocasião, estiveram presentes o deputado federal Vander Loubet, líderes de Instituições Federais, representantes do Governo do Estado, servidores da Universidade e outras autoridades.
Foram empossados os membros da coordenação de Campo Grande: Sandro Omar de Oliveira Santos, como coordenador-geral; Rosa Maria Cortes Moura Leite, coordenadora-geral adjunta; Alexandre Moraes Canteiro, coordenador de Mobilização; Lia Raquel Toledo Brambilla, coordenadora de Projetos e Recursos; Agnaldo Moraes, coordenador de Relações Institucionais; e Leonardo Chaves de Carvalho, coordenador de Comunicação.
“Queremos uma Universidade mais inclusiva, com mais estudantes, para poder ter oportunidade de empregabilidade no futuro. A educação traz empregabilidade. Então, eu estou muito feliz hoje com esse movimento, é uma felicidade estar com as nossas instituições. Eu estou feliz com esse movimento que se inicia a partir de hoje, com a criação dessa comissão local aqui do Mato Grosso do Sul. E [quero] falar para vocês: nós vamos fazer, daqui em diante, uma agenda começando pelas instituições federais”, disse o reitor da UFMS, Marcelo Turine.
O membro da Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcos Rocha Martins da Silva, enfatizou a importância deste momento. “O que nós faremos aqui nesse dia é apenas um lançamento de algo que já vem sendo construído há um bom tempo. A Universidade Federal hoje é referência mundial no aspecto de tanto absorção quanto de introdução em todos os seus programas e iniciativas da universidade, eles contém os ODS, são autênticos. O Governo do Mato Grosso do Sul também faz referência. É um dos estados que lidera com muita tranquilidade a questão de inserção dos ODS também no seu plano de governo”.
O deputado Vander, coordenador da bancada federal de MS, disse que trata-se de um momento histórico. “Estou impressionado pela representatividade de todos. A agenda do desenvolvimento sustentável está muito bem pré-estabelecida, tanto no âmbito geral quanto nas formações locais. A ambição é legítima e é grandiosa. Os mais de 190 estados membros da ONU definiram que até 2030 estaremos todos caminhados para alcançar 17 objetivos e 169 métodos globais. Pergunto: vamos conseguir? E ouso responder: sim, vamos conseguir, porque acredito nas vocações, na alma e no interesse transformador da nossa sociedade”, exaltou.
Texto: Elton Ricci Edição: Éder F. Yanaguita Fotos: Alex Nantes e Álvaro Herculano