Para fomentar a expansão da piscicultura em Mato Grosso do Sul, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, estará em Campo Grande na próxima quinta-feira (5). A chegada, na Base Aérea de Campo Grande, está prevista para 8h. Um dos principais compromissos da agenda de Crivella será a entrega de escavadeiras hidráulicas para prefeitos de 13 municípios, juntamente com o deputado federal Vander Loubet (PT-MS), autor da emenda parlamentar que assegurou a aquisição das máquinas.
“Será uma honra receber o ministro, representante do governo da presidenta Dilma, um governo que não se detém em barreiras ideológicas ou políticas para fazer investimentos em Mato Grosso do Sul, promovendo inclusão social e econômica, que é o grande valor agregado da atividade produtiva a ser concretizada com essas máquinas”, destacou Vander, que na semana passada esteve na Embrapa Gado de Corte vistoriando as máquinas que serão entregues pelo ministro.
Serão beneficiados com o maquinário os municípios de Amambai, Coxim, Eldorado, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Miranda, Mundo Novo, Nova Alvorada do Sul, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sonora e Tacuru. Nesses locais o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) está desenvolvendo projetos para incentivar e apoiar a criação de peixes em cativeiro, com apoio técnico do Instituto Tecnológico Peixes do Brasil, ligado ao Projeto Pacu.
As escavadeiras serão empregadas na construção de tanques para piscicultura em assentamentos e pequenas propriedades rurais. Adquiridas em grande licitação do governo federal, as máquinas tiveram um custo unitário de R$ 243,5 mil, o que significa um investimento de quase R$ 3,2 milhões. A emenda de Vander foi viabilizada em fevereiro junto ao ministro Luiz Sérgio, que precedeu Crivella.
Agenda – Na Base Aérea, Crivella e Vander chegarão no mesmo voo, vindos de Brasília, e serão recebidos pelo superintendente estadual do MPA, Paulo Roberto da Silva, e pelo governador André Puccinelli. Logo em seguida haverá uma reunião na sala da Governadoria, no próprio aeroporto, com uma pauta focalizada nos projetos de piscicultura e no licenciamento ambiental do Parque Aquícola de Ilha Solteira.
A partir das 9h haverá uma reunião do ministro com a Reitoria da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e com a diretoria da Embrapa, na sede da Embrapa Gado de Corte (saída para Aquidauana). Às 9h30, Crivella, Vander e Puccinelli entregarão as máquinas aos prefeitos. Por volta de 10h30m, o ministro do MPA vai a Dois Irmãos do Buriti, provavelmente de helicóptero, com o objetivo de conhecer o entreposto de pesca que está em contrução no município. Antes de retornar a Campo Grande, almoçará com lideranças do setor de pesca e aquicultura. O embarque para Brasília está previsto para 14h30.
(Éder Yanaguita e Edson Moraes – Ascom/Dep. Vander Loubet)