fbpx

Com apoio de Vander, luta contra desconto salarial leva servidores da UFMS à Brasília

Adhemar, Paulo Henrique e Lucivaldo com Speller na Sisu/MEC
Adhemar, Paulo Henrique e Lucivaldo com Speller na Sisu/MEC

Na semana passada, dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino de Mato Grosso do Sul (Sista-MS) estiveram em Brasília para participar de reuniões no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e na Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC). Em pauta, a cobrança da devolução retroativa de uma reposição salarial de 47,94%, conquistada em 1996. As reuniões foram agendadas com a interlocução dos deputados federais Vander Loubet e Antonio Carlos Biffi, ambos do PT.

No MPOG, os coordenadores gerais Lucivaldo Alves dos Santos e Adhemar Vilela, acompanhados por Paulo Henrique dos Santos, da Coordenação Geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra), estiveram com Sérgio Mendonça, secretário de Relações do Trabalho do ministério. Já no MEC, a reunião foi com Paulo Speller, secretário da Educação Superior. Nos dois encontros, os representantes dos trabalhadores da Universidade Federal saíram satisfeitos. “Notamos nos secretários o compromisso de intervenção contra a medida da Reitoria da UFMS”, declarou Lucivaldo.

Clima de apreensão

No início de abril, o deputado Vander Loubet recebeu em seu escritório, em Campo Grande, a visita de dirigentes do Sista-MS, que levaram ao parlamentar a preocupação da categoria referente ao processo que cobra dos servidores a devolução retroativa dos 47,94%.

Vander recebeu dirigentes do Sista-MS em seu escritório
Vander recebeu dirigentes do Sista-MS em seu escritório

Os dirigentes relataram ao deputado que o momento é de muita apreensão para os trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em relação ao desconto. Vander ouviu a argumentação dos servidores e se comprometeu em trabalhar para defender a categoria. Em função da reunião, o deputado iniciou a interlocução com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para que o Sindicato apresentasse suas considerações em defesa dos servidores a fim de impedir que o desconto seja efetuado na folha de pagamento até que se esgotem as medidas jurídicas que estão sendo adotadas pela representação dos trabalhadores.

Dia de paralisação

Reunidos em assembléia geral na última sexta-feira (19), trabalhadores e trabalhadoras da Universidade Federal decidiram paralisar as atividades por um dia em protesto contra o desconto retroativo dos 47,94% feito pela Administração da instituição. O dia de paralisação será nessa sexta-feira (26) e começará com uma assembléia, às 8 horas, em frente à Reitoria da UFMS.

(Fonte: Sista-MS)

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA