Com mais de 300 inscrições até o momento, o Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito fez o lançamento oficial do evento na noite de segunda-feira (7), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, com a presença de autoridades, empresários e artistas do estado.
O idealizador e diretor do Festival, Nilson Rodrigues, disse que Bonito tem tudo para se tornar o centro do debate econômico do audiovisual na América do Sul, citando o exemplo de Cartagena (Colômbia) e Gramado (RS), cidades que apostaram em festivais de cinema e hoje são referências mundiais. “O Bonito CineSur vai somar a outras iniciativas culturais que acontecem em um dos principais destinos de ecoturismo do mundo”.
Segundo ele, atualmente, 90% das salas de cinema dos países sul-americanos são dominadas pela cinematografia dos Estados Unidos. “Precisamos discutir a produção e a difusão dos nossos produtos, que são de ótima qualidade”. O cinema, ainda nas palavras de Rodrigues, gera uma quantidade enorme de empregos limpos, além de levar a mensagem sobre o tipo de sociedade que queremos ter.
O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling, afirmou que o Festival será mais uma ferramenta para consolidar Bonito também como destino cultural.
O deputado federal Vander Loubet, que destinou uma emenda parlamentar de R$ 600 mil para a realização do Bonito CineSur, destacou a necessidade de maiores investimentos no setor do audiovisual. “Este é o primeiro festival, mas temos certeza que vamos consolidar essa marca”, afirmou. O deputado prometeu que irá arregimentar esforços junto à bancada federal do estado para a construção de uma sala de cinema em Bonito.
Circuito
O Festival colocará Bonito no circuito dos grandes eventos internacionais de cinema, além de ampliar o calendário de eventos culturais da cidade, do estado e do país, buscando se consolidar como espaço de encontro e integração do audiovisual sul-americano.
O evento contará com mostras competitivas do cinema sul-americano de filmes inéditos de longas metragens e curtas metragens realizados entre os anos de 2022 e 2023. Também haverá mostras paralelas do cinema sul-americano de animação infantojuvenil e de cinema de temática ambiental, além da mostra competitiva exclusiva do cinema sul-mato-grossense.
O Bonito CineSur será realizado entre os dias 5 e 12 de novembro deste ano. Além da exibição dos melhores filmes de continente, o evento contará com oficinas de roteiro e de projetos de coprodução internacional, debates, palestras e encontros com representações diplomáticas e organismos de fomento à indústria cinematográfica.
As embaixadas e os institutos de cinema dos países sul-americanos já estão divulgando a data de inscrição, que vai até o dia 31 de agosto. Os países que já inscreveram seus filmes são: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Peru e Uruguai. As inscrições estão sendo feitas pelo site oficial do Festival: https://bonitocinesur.com.br
Texto: Theresa Hilcar Edição: Éder F. Yanaguita Fotos: Ernesto Franco