fbpx

Com apoio de Vander, entidade assistencial de Rio Verde terá horta comunitária

No dia 19 de maio, a equipe do mandato do deputado federal Vander Loubet visitou a sede da Comunidade Kolping Frei Tomás, em Rio Verde de Mato Grosso, para tratar de detalhes a respeito da instalação de uma hortas comunitária, com estufa para cultivo protegido de mudas e hortaliças.

A instalação da horta faz parte do projeto “Horta da Aldeia – Agricultura Periurbana em Comunidades Tradicionais”, coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), assistido tecnicamente pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e financiado por meio de emendas parlamentares do deputado Vander e do ex-deputado Zeca do PT.

Na Comunidade, a assessoria de Vander e a coordenadora do projeto, professora Vanderléia Mussi (FACH/UFMS), foram recebidos pelo representante da entidade, Alan Striquer, e pela secretária municipal de Desenvolvimento Econômico do Município, Luciene Brandão.

Atualmente, a Kolping atende a cerca de 500 pessoas, como crianças com idade de um a três anos (creche) e jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade social (sala de informática, cursos de capacitação profissional e aulas de música, danças, teatro etc.).

Ampliação – A produção sustentável e a geração de renda possibilitadas pelo projeto “Horta da Aldeia – Agricultura Periurbana em Comunidades Tradicionais”, iniciado em julho de 2018, estão transformando a realidade de famílias indígenas e não indígenas em Mato Grosso do Sul, o que despertou o interesse de novas comunidades.

O projeto começou atendendo a Aldeia Água Bonita (Campo Grande), a comunidade do Bairro Lageado (Campo Grande), a Aldeia 10 de Maio (Sidrolândia) e a Aldeia Aldeinha (Anastácio), totalizando 1.286 famílias beneficiadas. Nas hortas implantadas pelo projeto são produzidas hortaliças como alface, couve, almeirão, cebolinha, salsa, rúcula e coentro.

Em sua nova fase, a iniciativa está sendo ampliada de quatro para 18 comunidades nos município de Sidrolândia, Anastácio, Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Nioaque, Campo Grande e Rio Verde de Mato Grosso.

“Viabilizamos mais recursos para essa nova etapa, que será mais ampla e vai envolver mais a Agraer e as prefeituras. O projeto ganhou corpo porque os resultados são muito positivos e mostram que esse é um dos caminhos para ajudarmos essas comunidades”, destaca o deputado Vander Loubet.

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA