fbpx

Com apoio de Vander e Zeca, pesquisas sobre o Corredor Bioceânico aceleram na UFMS

Em reunião com pesquisadores na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o mandato do deputado federal Vander Loubet acelerou as pesquisas sobre o Corredor Bioceânico, projeto na Universidade que fará um estudo a respeito dos seus impactos e oportunidades em Mato Grosso do Sul, com incentivo por meio de emenda parlamentar viabilizada por Vander em parceria com o ex-deputado federal Zeca do PT.

Percorrendo rodovias de várias cidades de Mato Grosso do Sul e os países Paraguai, Argentina, Brasil e Chile, o Corredor facilitará o transporte e a integração cultural entre estas regiões. Durante a conversa, foi possível adquirir novos conhecimentos sobre os locais que a rota prevê, além identificar problemas e soluções junto aos pesquisadores.

O coordenador do projeto, professor doutor Erick Wilke, viajou pela rota e apresentou durante o encontro imagens e mapas sobre as regiões, falando das particularidades de cada uma. Alguns locais visitados foram os portos de Antofagasta e Iquique, e as cidades Calama e San Pedro de Atacama no Chile; Passo de Jama, montanha pelos Andes entre o Chile e a Argentina; San Salvador de Jujuy, na Argentina; entre outros locais. As informações são necessárias para que estratégias sejam pensadas de acordo com a pluralidade geográfica destes lugares, como o clima, relevos montanhosos e regiões desérticas em alguns deles.

Pesquisadores em reunião sobre o Corredor Bioceânico. Foto: Carol Caco/Ascom Dep. Vander Loubet

Durante a reunião, o deputado Vander foi representado pelo chefe do gabinete em Brasília, professor Ido Michels e estiveram presentes o assessor parlamentar Valteci de Castro (Mineiro), o professor Francisco Bayardo Mayorquim do Curso de Engenharia de Produção da UFMS, a professora Débora Fittipaldi Gonçalves do Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a professora Ynes Félix da Faculdade de Direito (FADIR) da UFMS, a professora Luciane Cristina Carvalho da Escola de Administração e Negócios (ESAN) da UFMS, o professor Roberto Meurer da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o professor e historiador Eronildo Barbosa da Silva.

Carol Caco

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA