Na tarde desta segunda-feira (16), a Prefeitura de Campo Grande e a Caixa Econômica Federal divulgaram oficialmente a assinatura de dois contratos do Município com Governo Federal para a execução de diversas obras na Capital que somam R$ 491 milhões. As obras fazem parte do PAC de Mobilidade Urbana e do PAC 2 de Qualificação de Vias Urbanas.
Participaram do ato o prefeito da Capital, Gilmar Olarte (PP), o deputado federal Vander Loubet (PT) – coordenador da bancada de MS no Congresso Nacional -, os senadores Delcídio do Amaral (PT) e Waldemir Moka (PMDB), o secretário municipal de Infraestrutura, Semy Ferraz, e o superintendente estadual da Caixa Econômica Federal, Paulo Antunes.
O deputado Vander destacou que a atuação da bancada em conjunto com a Prefeitura permitiu que Campo Grande fosse contemplada dentro do PAC de Mobilidade Urbana mesmo não sendo uma cidade sede da Copa do Mundo. “O foco desse programa era viabilizar obras de mobilidade nas sedes da Copa. Mesmo não sendo sede, Campo Grande, junto com Aracaju, continuou pleiteando esses recursos. E após muita intervenção política e procedimentos técnicos conseguimos a liberação da verba”, explicou o parlamentar.
Já os recursos do PAC 2 de Qualificação de Vias Urbanas representam a continuidade de ações do PAC em Campo Grande. “Desde o inicio do PAC, em 2007, a Capital foi beneficiada com pelo menos R$ 350 milhões para obras de infraestrutura nas regiões cortadas por córregos. E agora esse valor vai chegar a quase R$ 1 bilhão”, destacou Vander.
Pavimentação e mobilidade – Parte das obras em questão já está com o processo de licitação quase concluído e os serviços devem ser iniciados em breve. Dos R$ 311 milhões do PAC 2 de Qualificação das Vias Urbanas, a Prefeitura já licitou R$ 117 milhões para pavimentar e recapear 120 quilômetros de vias em 22 bairros da cidade: Portal do Panamá, Jardim Montevidéu, região do Ceasa, Costa Verde, Vila São João Bosco, Novos Estados, Vila Nascente, Vila Futurista, Copacabana, Vila Ravena, Recanto Pantaneiro, Residencial Atlântico Sul, Sírio Libanês I, Parque Residencial Bellinate, Parque dos Laranjais, Jardim Alto do São Francisco, Jardim Vila Paquetá, Vila Polonês, Jardim Seminário II, Bairro São Caetano do Sul, Vila Lídia e Morada do Sossego.
Já a verba do PAC de Mobilidade Urbana, de acordo com Semy Ferraz, será aplicada para recapeamento de vias e definição de corredores exclusivos de ônibus, além de calçadas, rampas de acesso e 500 coberturas para pontos de ônibus. Também está no pacote a obra do viaduto na Avenida Costa e Silva/Avenida Gury Marques, próximo ao Estádio Morenão, na saída para São Paulo, obra que está sendo chamada pelo prefeito Gilmar Olarte de “Viaduto da Coca-Cola”.
Serão três os corredores de transporte coletivo:
Corredor Sudoeste (21,73 km) – Esse corredor exclusivo terá início no Terminal Aero Rancho, seguindo pela Avenida Marechal Deodoro. Continuará pela Avenida Bandeirantes, entra na Avenida Afonso Pena e segue até o Shopping Campo Grande, onde retorna pela outra pista, seguindo até o Circular Militar, na Rua Guia Lopes. De lá, passará pela Rua Brilhante até atingir os terminais Bandeirante e Aero Rancho (pela avenida Marechal Deodoro).
Corredor Sul (16,94 km) – Começa no Terminal Guaicurus, segue pela Avenida Gury Marques (sentido bairro-Centro), depois Avenida Costa e Silva. Segue pela Rua Rui Barbosa (entre a Rua Hélio de Castro Maia e a Avenida Mato Grosso) e retorna pela Rua 13 de Maio (entre as avenidas Mato Grosso e Eduardo Elias Zahran).
Corredor Norte (19,50 km) – Inicia na Rua Bahia (entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Coronel Antonino), segue pela Av. Coronel Antonino (da Rua Bahia até o Terminal General Osório), depois passa pela Avenida Cônsul Assaf Trad (entre os terminais General Osório e Nova Bahia). Retorna pela Assaf Trad até a Rua Alegrete (entre a Avenida Mascarenhas de Moraes e a Rua 25 de Dezembro). Também inclui a Rua Antônio Maria Coelho (entre as ruas 14 de Julho e Ceará).
(Éder Yanaguita – Ascom/Deputado Vander)