fbpx

Centro de Comercialização da Agricultura Familiar começa a ser construído em Rio Brilhante

Apontada como importante empreendimento que irá fortalecer a agricultura familiar no município, teve início no dia 6 de fevereiro, em Rio Brilhante, a construção do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar.

A previsão de entrega da obra é de quatro meses. Estão sendo investidos R$ 300 mil oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet e do ex-deputado federal Zeca do PT, com contrapartida do Governo do Estado por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Localizado na Avenida Augusto Lopes da Silva, no Bairro João Zardo, o Centro de Comercialização vai ocupar um terreno de 694,25 m² da Prefeitura e, de acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, deverá beneficiar diretamente 50 produtores da agricultura familiar. A planta da obra prevê a construção de 16 boxes para a comercialização dos produtos, além de banheiros e bancos, com o terreno todo cercado para a segurança dos produtores e da população. Serão 385,03 m² de construção.

Para o deputado Vander, a obra representa mais uma etapa de um trabalho iniciado em 2016. “O Zeca e eu criamos um programa de apoio à agricultura familiar com nossas emendas e com a parceria do Estado. Os recursos são destinados para um tripé: produção, agregação de valor e comercialização. Além de Rio Brilhante, estamos destinando recursos para outros oito municípios construírem seus centros de comercialização. Isso é fundamental para fomentar ainda mais a produção dos agricultores familiares e pequenos produtores”, explica o parlamentar. “São ações como essa que garantem a permanência das famílias no campo, pois assim elas podem produzir, comercializar e ter sua renda. A agricultura familiar produz 70% dos alimentos que a gente consome no dia-a-dia, então apoiar esse setor é estratégico para nossa segurança alimentar”, completa.

Para o prefeito Donato Lopes da Silva, o Centro possibilitará a oferta de produtos de qualidade para a população. “Será um espaço de aproximação entre os produtores e os consumidores finais. A produção da agricultura familiar de Rio Brilhante é bastante diversificada. São doces, frutas, hortaliças, peças artesanais, entre outros. Esse espaço é fundamental para o apoio e desenvolvimento da agricultura familiar no município”, conclui o gestor.

(Fonte: Prefeitura de Rio Brilhante)

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA