Na segunda-feira (16), a assessoria do deputado federal Vander Loubet e representantes da comunidade acadêmica estiveram na sede da Subsecretaria Municipal de Políticas para a Juventude de Campo Grande (Semju) para uma reunião com o subsecretário Maicon Nogueira. Na pauta esteve a questão da moradia estudantil.
No Orçamento da União deste ano, atendendo a uma reivindicação de estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o deputado Vander destinou uma emenda parlamentar de R$ 300 mil para que a Prefeitura de Campo Grande forneça assistência aos estudantes de baixa renda de universidades públicas. Na reunião, os representantes dos acadêmicos, o subsecretário e o assessor parlamentar Thiago Borges (que representou o deputado na agenda) definiram que o valor da emenda será convertido em bolsas para subsidiar moradia estudantil.
As bolsas beneficiarão não apenas os estudantes da UFMS, como também da Universidade Estadual (Uems) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMS).
A definição dos critérios para concessão das bolsas será feito em conjunto pela Semju com uma comissão formada por acadêmicos e dirigentes das Instituições de Ensino Superior. Além disso, de acordo com o assessor Thiago Borges, será feita uma audiência pública para discussão desses critérios com a comunidade acadêmica.
(Éder F. Yanaguita – Ascom/Dep. Vander Loubet)