O Auditório Germano de Barros, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande (MS), foi palco do lançamento oficial da segunda edição do Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito, com presença do presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Marcelo Freixo, do deputado federal Vander Loubet (autor da emenda parlamentar de R$ 800 mil pelo Ministério da Cultura), do presidente da Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, e do prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues.
Depois do sucesso do primeiro Festival realizado em novembro de 2023, onde cerca de 4.500 pessoas participaram da intensa programação que reuniu filmes de 12 países da América do Sul, no cinema instalado no Centro de Convenções de Bonito, este ano o Bonito CineSur vem ainda mais inclusivo. Entre a principais ações está a montagem de uma estrutura no Centro de Múltiplo Uso (CMU), no centro da cidade, onde serão exibidos filmes infantis e sucessos do cinema para toda a família.
Outra novidade é a inclusão da Mostra Ambiental, uma das mais concorridas em 2023, na mostra competitiva. Além das mostras, também haverá discussões para buscar acordos internacionais, debates, oficinas de roteiro, produção executiva, assistência de direção e desenvolvimento de projeto cinematográfico e apresentações musicais.
Grandes filmes e grandes encontros
O Bonito CineSur acontecerá de 20 a 27 de julho e busca ampliar o intercâmbio cultural e econômico entre os países da América do Sul por meio do cinema, uma das mais importantes expressões artísticas do continente.
Nesta edição, além de grandes filmes, teremos produtores, diretores, atores e atrizes, estudantes e professores reunidos em palestras, oficinas e debates.
Em sua fala, Marcelo Freixo destacou que a relação entre o audiovisual e o turismo precisa ser muito forte. O efeito que filmes, novelas e séries provocam no turismo é enorme, disse Freixo, citando a repercussão da série “Ripley”, da Netflix, que aumentou exponencialmente (cerca de 93%) o fluxo de turistas na Costa Amalfitana, na Itália, onde foram rodadas boa parte das cenas.
O produtor do Bonito CineSur, Nilson Rodrigues, disse que o Festival, além de exibir filmes inéditos, cuidadosamente selecionados por uma curadoria, tem o papel de trazer à tona o debate de temas fundamentais para o país.
Realização e parceiros
O Bonito CineSur é uma realização da realizado pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) e tem a parceria do Ministério da Cultura, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), da Prefeitura de Bonito, da Câmara Municipal de Bonito, do Sesc/Fecomércio e da Zoom Publicidade. Mais informações aqui: https://bonitocinesur.com.br
Texto: Theresa Hilcar Edição: Éder F. Yanaguita Fotos: Eduardo Medeiros e Renato Vaz/Embratur