Agricultores familiares do Centro-Oeste já podem acessar microcrédito produtivo

Agricultores familiares do Centro-Oeste já podem acessar o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) para investimento e custeio de atividades produtivas. O programa de crédito rural foi lançado na região no final de fevereiro pelo governo do presidente Lula por meio Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Caixa Econômica Federal.

“Essa política é muito importante, porque é transversal. Abrange a questão da segurança alimentar, da segurança hídrica, da sustentabilidade. E o mais importante: apoia e incentiva a produção da agricultura familiar”, destacou o deputado federal Vander Loubet (PT-MS), durante agenda em Brasília com Luciana Barros, titular da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

Os contratantes da linha de microcrédito produtivo rural contam com condições diferenciadas do mercado, como juros de 0,5% ao ano, prazo de pagamento de até três anos (dependendo da finalidade do contrato), além de bônus de adimplência. Isso significa que todo beneficiário que pagar o crédito em dia poderá obter descontos de 25% a 40% para quitar o recurso e renovar o crédito no ano seguinte.

Se enquadram como beneficiárias famílias com renda bruta anual de até R$ 50 mil inscritas no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), sejam de assentamentos rurais, comunidades ribeirinhas, aldeias indígenas ou comunidades quilombolas.

A iniciativa que une a metodologia do PNMPO à linha de microcrédito produtivo rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf B) foi inaugurada pelo governo Lula em dezembro de 2024. O programa começou atendendo atende áreas rurais do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, na região Norte. Agora, também passou a atender Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul – na região Centro-Oeste.

REDES SOCIAIS

FIQUE ATUALIZADO

CADASTRE-SE

EMENDAS PARLAMENTARES

Conheça o trabalho do deputado Vander nos municípios

MULTIMÍDIA