Recursos para MS mostram que Lula não põe governo no colo da politicagem, afirma Vander

Governo Lula garante mais 483 moradias do Minha Casa Minha Vida para MS

Só em 2025 o Governo Federal repassou R$ 9,7 bilhões para Mato Grosso do Sul e seus 79 municípios. Este dado é suficiente para indicar que o governo estadual, os prefeitos e o presidente Lula estão cultivando uma parceria forte, produtiva e respeitosa, que não se curva a interesses paralelos da política, dos partidos ou ideologias.

A afirmação é do deputado federal Vander Loubet (PT), pré-candidato a senador nas eleições deste ano e um dos principais líderes da base lulista na articulação de projetos e liberação de verbas federais para atender demandas sul-mato-grossenses. “Se é grande o volume de recursos federais oxigenando o desenvolvimento do estado, é sinal da existência de um olhar republicano e saudável dos dirigentes que atuam nesta parceria”, salientou.

Municipalismo

De acordo com Vander, Lula governa com políticas públicas executadas sob diretrizes inegociáveis, uma delas a de fazer com que o Orçamento Geral da União (OGU) seja um instrumento democrático de afirmação da igualdade federativa. “O objetivo, sobretudo, é fortalecer a participação dos municípios e dos estados na aplicação dos recursos, sem vincular sua partilha a interesses políticos, partidários ou ideológicos. Lula é, acima de tudo, um gestor municipalista”, acrescentou.

Além desses quase R$ 10 bilhões correspondentes a um único exercício, agora em 2026 as liberações federais vêm mantendo um fôlego semelhante. O montante anterior inclui as transferências constitucionais e investimentos em programas sociais do governo. Mas só o Novo PAC já planilhou um “pacote” de R$ 44,7 bilhões para Mato Grosso do Sul, com execução financeira em andamento.

Desta forma, a avaliação de Vander respalda o comportamento de gestores municipais que não entram na onda de hostilização politiqueira ao presidente Lula e oferecem exemplos de convicções democráticas e republicanas, sem prejuízo das convicções de cada um. “O governador é de direita, a maioria dos prefeitos é de direita, e isto não impede que os municípios e o Estado sejam tratados e atendidos com iguais atenções pelo Palácio do Planalto. O presidente Lula não põe o governo no colo da politicagem”, reforçou Vander.

Texto: Edson Moraes
Edição: Éder F. Yanaguita
Foto: Ricardo Stuckert

Compartilhe esse notícia: