Bolivianos procuram Vander por questão ferroviária em Ladário

Bolivianos procuram Vander por questão ferroviária em Ladário

Nesta semana, o deputado federal Vander Loubet se reuniu, em Brasília, com representantes da empresa boliviana Ferroviaria Oriental S.A., que oferece serviços de transporte ferroviário de carga e passageiros e o vereador de Corumbá, Manoel Rodrigues. Os diretores apresentaram a logística e o trabalho operados pela empresa e solicitaram apoio para resolver dificuldades em relação às ferrovias brasileiras.

Segundo o diretor administrador dos Portos Continentais da Ferroviária Oriental, Gustavo Pinto, o diretor de Relações Externas, Angel Sandoval, e a advogada Mariana Dantas, que estiveram presentes na reunião, existem dificuldades no transporte e logística no trecho de 16 quilômetros que fica entre a fronteira da Bolívia e Ladário, em Mato Grosso do Sul.

Os representantes da companhia boliviana relataram que existem barreiras impostas nos transportes de produtos na região, o que causa problemas na exportação e importação de alimentos e outros produtos.

A empresa é conhecida por fazer o transporte de soja e derivados, hidrocarbonetos, ureia, aço, cimento, minerais, papel, polietileno, farinha, aglomerados, lubrificantes, entre outros.

O Vereador de Corumbá, Manoel Rodriguez, que participou do encontro, afirmou que estão articulando junto ao Governo Federal soluções que permitam aumentar a capacidade logística de Corumbá e Ladário, pois a produção e o comércio exterior aumentaram, mas não a capacidade logística, que está atrasando a região

Ao deputado foi solicitado a abertura de um diálogo com a Rumo Logística (antiga ALL, que detém a concessão de ferrovias no estado), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Secretaria de Transportes Ferroviários do Ministério dos Transportes e o governador do Estado, Eduardo Riedel, para criar soluções que permitam aos bolivianos o transporte os produtos e materiais no entroncamento citado pela empresa.

Vander afirmou que irá conversar com o governo de Mato Grosso do Sul e com os dirigentes da ANTT a fim de buscar um encaminhamento para o caso. “Os bolivianos têm interesse em ampliar a relação de logística com nosso estado por meio da malha ferroviária e isso é importante para nossa economia”, ressaltou o parlamentar.

A Oriental administra a concessão de 1.244 km de ferrovia, ligando o entorno de Santa Cruz, na Bolívia, ao sul com a Argentina e à leste com o Brasil, passando por Mato Grosso do Sul e São Paulo. Os produtos transportados pela empresa são importados e exportados para o continente asiático.

Alex Nantes/ Ascom Dep. Vander Loubet

Bolivianos procuram Vander por questão ferroviária em Ladário

Conteúdo anteriorConfira como foi a semana do deputado Vander (27/02 a 03/03)
Próximo conteúdoConfira como foi a semana do deputado Vander (04 a 10/03)