11/03 (sábado)
Durante o final de semana, o deputado federal Vander Loubet foi à Rio Brilhante, para fazer tratativas em relação à Fazendo do Inho, ocupada por indígenas. Foi negociado, junto com o promotor do Ministério Público Federal (MPF), Marco Antônio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o proprietário do local José Raul e os indígenas, de que Raul iria concluir a colheita de soja e fazer a retirada de seus equipamentos da fazenda.
Em seguida, de volta a Campo Grande, Vander participou da reunião do diretório municipal do PT sobre a atual conjuntura política da Capital.
13/03 (segunda-feira)
No início da manhã, o parlamentar foi ao bairro Vila Margarida para participar da entrega da reforma da Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva Corrêa da Costa. Desde 2019, a bancada federal e o Governo do Estado destinam recursos para as obras, com o intuito de melhorar as condições oferecidas aos estudantes e servidores.
Logo depois, Vander concedeu entrevista ao programa Bronca do Eli, com o jornalista Eli Souza, do Grupo Impacto de Comunicação.
Em seu escritório, o deputado recebeu o vice-prefeito de Jardim, Geraldo Alencar, que solicitou emendas para o município. Durante a tarde, a presidente da Associação da Feira Central e Turística de Campo Grande (Afecetur), Alvira Appel Soares, apresentou a Vander projetos culturais para o local.
Junto com o deputado Gerson Claro, Vander atendeu o prefeito de Selvíria, José Fernando Barbosa, que pediu recursos para a cidade. Por fim, foi à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), para se reunir com o deputado estadual Rinaldo Modesto e o delegado Dr. Guilherme, para tratar de pautas relacionadas à segurança pública do estado.
14/03 (terça-feira)
Em Brasília, Vander atendeu o prefeito de Amambai, Edinaldo Bandeira, a presidente da Câmara de Vereadores, Ligia Borges, e o vereador Valter Brito, que solicitaram emendas para a cidade. A prefeita de Água Clara, Gerolina da Silva, o vice-prefeito Sebastião Ottoni, e a secretária de Saúde, Jéssica Costa, também pediram recursos para o município.
No período da tarde, as doulas Michele, Cintia e Ana Cristina, da Federal de Doulas do Brasil, pediram que o PL 3946/21, que regulamenta o exercício da profissão, seja colocado em pauta na Câmara.
Vander recebeu no gabinete a secretária de Assistência Social de Bataguassu, Suely Otsubo, a coordenadora da Igualdade Social do município, Marilza Barroso, e Valeska Linjardi, militante das pautas de igualdade racial de Andradina, que solicitaram mais atenção do poder público em relação ao tema.
Fechando o dia, Vander foi ao Ministério dos Povos Indígenas, para uma audiência com a ministra Sonia Guajajara, a fim de tratar sobre da questão indígena em Mato Grosso do Sul. Logo depois, se encontrou com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, para falar sobre as questões dos conflitos fundiários no estado.
15/03 (quarta-feira)
No início da manhã, no gabinete, o deputado atendeu os vereadores de Santa Rita do Pardo, Claudinei Ferreira e Luiz Carlos do Prado, o procurador do Município, Sidney Moreira, o controlador interno, Juliano da Rocha, e o diretor financeiro, Roanderson da Silva, que foram em busca de recursos para a cidade.
O prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, e o secretário municipal de Governo, Fábio Cafarena, falaram com Vander sobre o andamento da gestão da cidade. Os vereadores de Maracaju, Renner Barbosa, Rosana Jung e Gracinha Pernambucana, solicitaram recursos para o município para a realização de projetos. A vereadora de Rio Verde de Mato Grosso, Cleisy Mara, também pediu emendas para a cidade.
Na sequência, o parlamentar participou de audiência com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, para falar sobre temas relativos aos beneficiários da previdência no país. Também se reuniu com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, para tratar de projetos para a geração de emprego em Mato Grosso do Sul.
No fim do dia, Vander assumiu a vice-presidência da Frente Parlamentar Brasil-China no Congresso Nacional, formada para fomentar a parceria estratégica entre os dois países.
16/03 (quinta-feira)
O parlamentar esteve presente em reunião com o prefeito de Rio Verde de Mato Grosso, Réus Antônio, os vereadores do Município e dirigentes da Caixa Econômica Federal. Os gestores do município solicitaram a criação de uma agência na cidade.
17/03 (sexta-feira)
De volta a Campo Grande, o deputado concedeu entrevista à TV Morena sobre a malha ferroviária do estado e os projetos de futuras concessões.
Texto: Alex Nantes
Fotos: Alex Nantes e assessoria de gabinete
#TimeVander